Escola 4.0


CLASSROOM 4.0 é um projeto com o objetivo de desenvolver soluções de mobiliário escolar que monitorizem e melhorem o bem-estar e a saúde dos alunos e professores em sala de aula, promovendo assim as condições para o sucesso escolar. É um projeto desenvolvido em consórcio pela NAUTILUS, o INEGI e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Para a NAUTILUS, o bem-estar e segurança de alunos e professores sempre foi o principal foco no desenvolvimento de novos produtos de mobiliário e equipamentos. Ciente que o desempenho de alunos e professores é influenciado pelo ambiente interno e externo dos edifícios escolares e que a Escola é um dos contextos que mais influencia a Saúde Física e Mental das crianças e jovens, a Nautilus, quis apostar num projeto específico onde o próprio mobiliário monitorizasse todos os fatores relacionados com o bem estar e nos permitisse assim corrigir e melhorar o espaço de aprendizagem.
Desta forma, o mobiliário escolar com tecnologias CLASSROOM 4.0 irá incluir mesas de trabalho para alunos e professores, cadeiras “inteligentes e um servidor de rede, com sensores incorporados para medição de temperatura, ruído, humidade, níveis de CO2, luminosidade, postura corporal, etc. Outros equipamentos desenvolvidos permitirão depois corrigir desvios que existam nos vários parâmetros monitorizados, nomeadamente a respeito do ruído, iluminação e climatização.
O projeto culminará com a disponibilização de soluções-protótipo (nova geração de mobiliário escolar com tecnologia 4.0 e respetivas plataformas tecnológicas inteligentes) para um espaço CLASSROOM 4.0.
O projeto CLASSROOM 4.0 é cofinanciado ao abrigo do programa PORTUGAL 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
—