ESCOLA 2020 – CO-LEARNING TEAMS

Nos últimos anos a aposta na pesquisa e desenvolvimento NAUTILUS tem sido na integração de tecnologia ao serviço da educação, melhorando os conteúdos escolares, a atenção do aluno e consequentemente os índices escolares. Esta premissa I&D tornou-se um dado de facto para a empresa que continuará a incluir nos novos produtos a melhor e mais actualizada tecnologia, querendo agora também incluir outras premissas como o método de ensino. Observando o método de ensino existente, que prepara da mais tenra idade os alunos para o mercado de trabalho, quisemos percorrer o caminho inverso observando a evolução do mercado de trabalho para adaptar o método de ensino a essa evolução.

Recentemente o cowork tem vindo a ganhar terreno no mercado de trabalho, este é um sistema de trabalho completamente diferente do instituído das grandes organizações e resulta também da utilização das novas tecnologias a par da grande crise económica que se viveu no mundo ocidental nos últimos anos. O cowork é um sistema de trabalho de pequenas ou individuais unidades de trabalho que se complementam e colaboram para projectos únicos, onde é necessário juntar várias valências à medida para um projecto com um objectivo, onde cada elemento tem importância para o conjunto mas a fragilidade de ser trocado caso não seja eficiente. Neste sistema de trabalho é necessário agilidade, flexibilidade, eficiência e mais que tudo, colaboração e trabalho de equipa. Estas valências são também importantes ao nível produtivo para qualquer empresa no panorama actual, em contraste com as empresas do século XX que assentavam numa cadeia de trabalho.

Desta observação do mercado de trabalho urge preparar os alunos de outra forma, através de outro método de ensino, que os prepare melhor para estas novas exigências. Consequentemente definiu-se como tema de I&D ‘COLEARNING TEAMS’ ou seja, equipas de aprendizagem colaborativas, e colocando-se como objectivos a promoção do trabalho em equipa, em complementaridade e colaborativo. Este método de ensino ajudará cada aluno a posicionar-se numa equipa, com o seu valor individual num ramo do conhecimento, a apresentar perante uma equipa o seu trabalho, a colaborar para os bons resultados da sua equipa de aprendizagem que no futuro será de trabalho.

Ambiente / Cenário

Nova organização de sala de aula que permite 4 equipas de trabalho em simultâneo, sendo o professor um tutor que pode estar no seu posto interactivo, onde pode monitorizar os equipamentos dos alunos, ou estar a trabalhar com cada uma das equipas.

As mesas de aluno podem ter no seu topo um quadro branco ou LCD para desenvolvimento do trabalho de grupo. Podem ainda ter arrumação inferior individual.

Serão ainda desenvolvidos equipamentos para a zona da janela com outras funcionalidades: arrumação, armazenamento e carregamento de equipamentos electrónicos, conversa informal.

Equipamentos desenvolvidos / Projetos Piloto

Para conseguir tornar uma realidade este novo ambiente, foram desenvolvidos uma série de equipamentos, produtos que hoje fazem parte da linha ESCOLA21, nomeadamente as mesas TEAM, as cadeiras ERGOS SHELL, os armários NETSTATION.

Todos os equipamentos foram colocados em duas instalações piloto para serem testadas por 2 meses em relação aos objectivos propostos do projecto de investigação. Os Pilotos foram instalados na Escola Secundária da Senhora da Hora e no colégio PARK International School.

Relatório do Projeto

Foi elaborado um relatório extenso sobre os testes efectuados que poderá ser consultado neste link.

Apoios