Digital Lab

O mundo está em constante evolução devido à crescente influência tecnológica. Para integrar a tecnologia na educação, escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário implementaram Laboratórios de Educação Digital (LED), cujo objetivo passa pela adoção de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a inovação, a interação entre alunos e o aumento das competências digitais dos mesmos.
A NAUTILUS propõe a transformação de salas antigas, bem como a criação de espaços Maker alinhados com o novo currículo, que enfatiza o uso da tecnologia como apoio à aprendizagem. Pretende-se desenvolver uma cultura digital e proporcionar uma educação de qualidade com base na tecnologia educacional.
Laboratórios de Educação Digital (LED)

Criar
Os alunos devem ter o poder de criar, aprender e colaborar. Num espaço dedicado à criação, eles podem usar a sua imaginação para produzir o seu próprio trabalho, utilizando ferramentas como câmaras digitais, microfones e software de edição de vídeo. Isso permite-lhes aprender de forma interativa e desenvolver as suas competências sociais através de projetos e trabalho em equipa.

Desenvolver
A zona de desenvolvimento promove a aprendizagem informal e autónoma. Os alunos trabalham ao seu próprio ritmo, rodeados de mobiliário informal e equipamentos portáteis. Este espaço relaxante e não estruturado permite-lhes aprender de forma informal, próxima de casa, concentrando-se nos seus interesses pessoais. Apoia a expressão e a aprendizagem individual, facilitando abordagens personalizadas de ensinar.

Investigar
A zona de investigação promove a aprendizagem ativa, a pesquisa e o pensamento crítico. Os alunos trabalham em grupo ou individualmente utilizando mobiliário versátil. As tecnologias disponíveis, como gravadores de dados, robôs e microscópios, apoiam as suas pesquisas com informações valiosas em tempo real. Isso favorece a aprendizagem e a análise.

Apresentar
A planificação das aulas inclui a apresentação e divulgação dos trabalhos dos alunos. Uma zona de apresentação com mobiliário reconfigurável incentiva apresentações interativas, escuta ativa e avaliações entre pares. Os ecrãs interativos e as ferramentas online ajudam os alunos a refletir sobre como alcançar diferentes públicos, pessoalmente ou online.

Partilhar
Colaborar eficazmente é uma competência chave. Este espaço ajuda os professores a compreender a qualidade da colaboração, baseada na propriedade, responsabilidade partilhada e processos de tomada de decisão em grupo, apoiados pela tecnologia para uma comunicação e colaboração mais profundas.

Interagir
Um dos desafios das salas de aula tradicionais é envolver ativamente todos os alunos no processo de aprendizagem. Isso pode ser alcançado através da utilização de diferentes tecnologias, como quadros brancos interativos, sistemas de resposta dos alunos, dispositivos móveis e software de gestão de turma.