Subscribe our Newsletter

Stay on top of our promotions and products

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi
Contacte-nos
R. Nossa Sra. da Livração, 1250-1300,
4515-161 Foz do Sousa
Telefone / Fax:
T: +351 224 507 420
F: +351 224 507 429
E-mail
info@nautilus.pt
Voltar

O Impacto do Ruído

O Impacto do Excesso de Ruído nas Salas de Aula: Uma Análise à Luz de Soluções Acústicas

Quando nos aproximamos de uma escola, o som que emana da mesma parece ser algo intrínseco ao ambiente educacional. Na presença de crianças, o ruído é inevitável. Contudo, essa perspetiva tem vindo a ser questionada nos últimos tempos.

Em primeiro lugar, é importante compreender o significado de sonorização e distingui-lo de isolamento acústico. A diferença fundamental reside na origem do ruído: enquanto o isolamento acústico aborda problemas provenientes de espaços adjacentes, como vizinhos, trânsito nas ruas, ou salas demasiado próximas, a sonorização reduz o ruído e a reverberação interna. Para além disso, melhora indiretamente a transmissão de som entre espaços, uma vez que os materiais absorventes instalados impedem a propagação do som.

Assim sendo, e uma vez que o ambiente escolar é crucial para o desenvolvimento educacional dos alunos, parece existir um desafio constante enfrentado por muitas instituições que resulta no excesso de ruído nas salas de aula. Facto esse que afeta diretamente a concentração dos alunos e dificulta o trabalho dos professores.

A Nautilus S.A, líder no fabrico de mobiliário escolar, apresenta soluções acústicas inovadoras que promovem um ambiente propício tanto ao docente como ao discente.

Como podemos melhorar o ambiente de aprendizagem?

Atualmente, a maioria das escolas não dispõe de soluções acústicas adequadas para eliminar o ruído.  Contudo, a instalação de painéis acústicos em corredores, refeitórios, salas de aula, ginásios e salas polivalentes é uma das medidas mais eficazes para o diminuir numa escola.

A introdução de materiais absorventes, melhora não só a comunicação entre os alunos, como também a relação dos mesmos com o restante pessoal docente e não docente. Neste sentido, melhorar as condições acústicas nas escolas resulta num aumento do desempenho académico, diminui o stress, aumenta a motivação dos alunos e reduz a fadiga ao longo das atividades letivas.

A Nautilus apresenta diferentes soluções acústicas que eliminam a reverberação e o ruído nas salas de aula e atendem, em simultâneo, às necessidades de flexibilidade, versatilidade e conforto dos espaços educativos.

1. Divisórias MUTE e Assentos BLOCK XL

A Nautilus apresenta as divisórias de espuma de alta densidade MUTE, que oferecem uma barreira eficaz contra o ruído, segmentando áreas de estudo e proporcionando um ambiente mais tranquilo. Os assentos BLOCK XL são projetados para oferecer conforto aos alunos, enquanto também contribuem para a absorção acústica, reduzindo o ruído indesejado nas salas de aula.

2. Tangram

Para além de proporcionar soluções funcionais, a Nautilus destaca-se na decoração de espaços com o Tangram, podendo este ser configurado de infinitas formas. Um sistema modular que acrescenta um toque estético aos ambientes escolares, e que serve como uma solução acústica, absorvendo o som e melhorando a qualidade e a estética do espaço.

3. Soluções de Paredes e Teto em PET

As soluções em PET da Nautilus oferecem uma abordagem sustentável para a insonorização de salas de aula. Absorventes, acústicos, leves e fabricados a partir de garrafas de plástico recicladas. Estes materiais proporcionam uma absorção acústica eficaz, criando um ambiente mais tranquilo e propício à aprendizagem. Variedade de tamanhos e formas, estes painéis adaptam-se a qualquer espaço.

4. Luminárias com PET

Integrando a inovação nas suas luminárias, a Nautilus utiliza materiais PET para criar soluções de iluminação que não apenas proporcionam uma luz adequada, mas também contribuem para a redução do ruído ambiental, promovendo um ambiente de aprendizagem mais confortável

Assim sendo, como é que a melhoria acústica impacta na concentração do aluno e no seu desempenho escolar?

Estudos recentes indicam que a exposição a fontes de ruído tem efeitos prejudiciais na saúde e no bem-estar das pessoas de várias maneiras. Na Europa, mais de 1.600.000 anos de vida saudável são perdidos anualmente devido a perturbações do sono e ao deterioro cognitivo em crianças. Um adequado condicionamento acústico proporciona tranquilidade, clareza acústica, melhor compreensão, maior conforto e contribui para a redução da pressão sonora e arterial, promovendo uma comunicação fluente e melhorando a saúde em geral.

Até agora, as reações relatadas por professores e diretores das escolas destacam a significativa diminuição dos níveis de ruído e reverberação com a adoção de soluções acústicas de qualidade. Os alunos não necessitam de elevar a voz para comunicar, a compreensão melhora, a concentração é aprimorada para determinadas tarefas, o stress diminui, e o conforto nos espaços educativos aumenta.

We use cookies to give you the best experience. Cookie Policy