projeto

Projeto n.º POCI-01-0247-FEDER-010831

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Projetos de I&D Individuais

 

Designação do projeto: Escola 2020 – Colearning Teams
Objetivo Temático: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Localização: Foz do Sousa

 

Custo Total Elegível: 381.691,08€

Apoio financeiro da União Europeia (FEDER): 218.448,80€

 

Síntese do projeto

O projeto ESCOLA 2020 – Colearning Teams pretende investigar e desenvolver soluções para um ensino mais colaborativo nas salas de aula e de formação com vista a preparar melhor os alunos e formandos para o mercado de trabalho onde estas capacidades são essenciais para o aumento da produtividade e sucesso profissional pessoal e das empresas.

O projeto é promovido pela Nautilus, tendo como parceiro o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa para a investigação de método pedagógico e de ensino e avaliação de resultados.

Pretende-se desenvolver uma nova organização da sala de aula, equipamento e software que promova a produção ativa de conteúdos por parte dos alunos, a colaboração, a complementaridade e competição, características essenciais do mundo do trabalho que não estão presentes regularmente no atual sistema de ensino.

Assim, pretende desenvolver soluções de equipamento como sejam: «Mesa Team» (ligações sem fios, carregamento sem fios e software UNI-NET Classroom), «Mesa Professora Team» (carregamentos em fios) e outros equipamentos adaptados à solução proposta incluindo software colaborativo.