Ergonomia: a sua importância no mobiliário

A ergonomia deve ser pensada na conceção dos espaços e no design de mobiliário

Na conceção de um espaço e no design de cada peça de mobiliário, é crucial atender à ergonomia em primeiro lugar. O mobiliário ergonómico visa garantir o máximo conforto, segurança e saúde e, para isso, é necessário conhecer as medidas e estaturas dos utilizadores.

Em ambiente escolar, a ergonomia é importante para a interação dos alunos com o meio envolvente, nomeadamente a sala de aula, pois é aqui que passam grande parte da sua infância e adolescência. O mobiliário escolar inadequado poderá trazer consequências negativas, não só a nível de saúde, como também prejudica o processo de aprendizagem, devido à dor e ao desconforto causados pela má postura proporcionada pelo mobiliário tradicional que ainda se encontra em várias salas de aula. Com mobiliário ergonómico, os alunos terão uma melhor postura, estarão mais atentos às matérias lecionadas nas aulas e obterão melhores resultados.

Os maiores problemas em sala de aula prendem-se com o facto de as cadeiras não serem adequadas às diferentes alturas e estaturas dos alunos, que tanto diferem entre si. As cadeiras com regulação em altura são uma solução para estes problemas, garantindo que os pés fiquem perfeitamente apoiados no solo e que a altura do assento seja igual à altura poplítea.

É o caso da nossa cadeira DUAL_STEP, que foi premiada na 18ª Conferência Anual de Ergonomia Aplicada, em Nashville (EUA), no ano 2015. Esta cadeira é um dos exemplos em que a regulação pode solucionar os problemas das salas de aula, em que é comum os alunos terem alturas díspares. A DUAL_STEP possui um mecanismo que permite a regulação simultânea da altura e da profundidade do assento e do encosto.

O mesmo acontece em ambiente de trabalho, nomeadamente de escritório. O mobiliário inadequado num local de trabalho traz inúmeros problemas de saúde, como tendinites, inflamações nos tendões e dores. Por isso, a ergonomia é fulcral nos escritórios, na medida em que ajuda a diminuir os níveis de stress dos colaboradores, que estarão mais concentrados no seu trabalho, aumentando a produtividade e o sucesso da empresa.

Apostar na ergonomia é uma necessidade e a garantia do conforto e bem-estar dos usuários, sejam eles alunos ou colaboradores duma empresa, pois traz benefícios não só a nível de saúde, como também na produtividade.