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Projeto n.º POCI-02-0752-FEDER-001169
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME

 

Designação do projeto: Nautilus no mundo Digital e Internacional
Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das PME
Localização: Foz do Sousa

 

Síntese do projeto

A NAUTILUS, S.A. é uma empresa fundada no ano de 1996 em Gondomar. Apesar das dificuldades iniciais, derivadas da insuficiência em termos de Gestão, com a entrada de uma nova gerência em 1998 a empresa conseguiu implementar uma melhoria contínua dos recursos e alcançar resultados positivos logo a partir de 1999. O crescimento continuou e a empresa tem hoje uma dimensão bastante considerável, com uma vertente exportadora significativa. A empresa detém várias marcas registadas, com diferentes tipos de patentes consoante o tipo de produto, algumas para o mercado internacional, outras para o nacional, sendo que o próprio nome NAUTILUS é uma marca registada.

A empresa pretende dar resposta às necessidades de equipamento de estabelecimentos de ensino em geral e de todas as instituições similares que possuam necessidades de mobiliário análogas, como sejam bibliotecas, centros de recursos educativos, centros de formação, museus, entre outros, tanto no âmbito de instituições públicas como de instituições privada. Com isto, ambiciona ser vista como uma referência no setor a nível europeu, posicionando-se como líder no que toca à oferta de produtos inovadores e procurando respeitar o meio ambiente. Foram então definidos alguns objetivos no âmbito do projeto de internacionalização, que visa não só a consolidação da sua presença nos países já abordados, como a entrada em novos mercados de elevado potencial e valor acrescentado, tais como a Alemanha, Panamá e Macau, entre outros. A estratégia da empresa passa também pelo aumento da sua gama de produtos, adaptados às especificidades de cada um dos mercados, de modo a superar as expetativas dos clientes.

Para isto, o promotor propõe-se a investir em diversas atividades inovadoras, de modo a garantir que os objetivos definidos são alcançados e as estratégias devidamente implementadas, tais como:
– Participação em feiras internacionais e realização de ações de prospeção, onde a empresa estabelecerá contacto com potenciais clientes e reposicionará os seus produtos nos mercados;
– Desenvolver a sua atividade na web, através da presença ativa nas redes sociais e de um site institucional adaptado aos dispositivos móveis;
– Certificação de produtos e registo de desenhos e modelos, garantindo a sua inserção em determinados mercados que exigem requisitos específicos;
– Contratação de dois recursos humanos especializados na área do marketing que serão responsáveis por toda a atividade comercial internacional nestes mercados.